Super agachamento

Em outro post falei sobre meu treinamento e sobre o “agachamento diferente”, aproveito agora para explicar um pouco mais.

Agachamento é provavelmente o melhor exercício (junto com o levantamento terra) para se adquirir massa muscular e força. Também não é muito praticado em academias por ai. Hoje em dia se prefere utilizar aparelhos ao invés de pesos livres. Toda academias tem um leg-press mas nem todas tem um rack para agachamento.

É na verdade uma falsa ilusão de que pesos livres são perigosos e que aparelhos são seguros. No geral eu acho aparelhos mais inseguros: maior probabilidade de você exagerar no peso, movimento nem sempre segue as particularidades do seu corpo, etc.

O tal do Super Agachamento é uma técnica já antiga de treino onde basicamente se  pega um peso onde só se é  capaz de fazer 10 a 12 repetições, e se faz uma única série de 20 repetições. Bom você deve estar perguntando se o peso é tão alto que eu só faço 10 como diabos vou conseguir fazer 20 repetições?

O segredo é “descansar” entre as repetições, na verdade respirar seria o termo correto. Este método é descrito no livro Super Squat. Um excelente livro para quem quer conhecer o método de treinamento onde se ganha peso rapidamente e também se ganha força.

Posição Correta do Agachamento.

Existe dois tipos principais de agachamento, com peso sendo colocado na frente e com barra nas costas. Eu particularmente gosto de fazer com peso a frente.

3 modos de se fazer agachamento

3 modos de se fazer agachamento

A posição deve ser com coluna ereta, olhando sempre a um ponto a frente(sem baixar a cabeça ou olhar para cima), pés separados mais ou menos na largura dos ombros.

Pessoas menores e com menos músculos nas costas pegam a barra com mãos não muito afastadas, a barra deve ficar apoiada no músculos das costas e não na nuca ou ombros.

Nestas horas que penso que estou na profissão errada

Nestas horas que penso que estou na profissão errada

Muita gente treina agachamento usando banco. Como na foto acima.

Treinar no banco é realmente ótima ideia. Você pode corrigir sua forma e depois quando for usar mais peso ai o rack de agachamento será a melhor opção.

Abaixo um vídeo de um Super Agachamento (Super Squat).

httpv://www.youtube.com/watch?v=HuD9kRWyZ2k

Repare algumas particulariedades:

  • É um exercício brutal(são 20 repetições com um peso que você so é capaz de levantar 10 repetições).
  • Antes de pegar a barra nas costas é necessário uma boa dose de concentração e comprometimento(ou vai ou vai….falhar não é opção).
  • O peso é elevado e você tem que respirar entre as repetições para dar chance ao organismo de aguentar. Respirações fundas, se necessário aumente o números de respirações a medida que vai progredindo ate´a 20ª repetição.
  • Nem tente fazer isso: levantar o peso e prendendo a respiração (na net tem casos de gente que desmaia ou fica tonto com o esforço e acaba deixando o peso cair).
  • Ele acaba fazendo 21 repetições pois achou que a forma em uma delas ficou péssima. Comprometimento nota 10.
  • Já falei que isso é meio brutal?!

Agachamento é algo que realmente ativa seu sistema nervoso central, geralmente exercícios que envolvem um numero maior de juntas e músculos são os que mais produzem efeito nos níveis de testosterona(+musculos, + força).

Para quem em média leva uns 18 Kgs de peso nas costas(mochila com equipamento total) um treinamento de força nas pernas é bem vindo sempre.

Mas como já falei antes, escaladores e acampadores devem treinar mas não so força também resistencia. No momento eu estou na fase de força, no futuro irei falar sobre outros tipos de treinamento. Assine o nosso RSS e se mantenha informado.

E vocês que tipo de exercício tem feito? Quais seus preferidos?

Publicado em Aprendendo, Metas e Objetivos Marcado com: ,
0 comments on “Super agachamento
1 Pings/Trackbacks para "Super agachamento"
  1. [...] exigem uma dose de concentração e força em se manter centrado no movimento. Dou o exemplo do agachamento que tenho feito ultimamente, é algo realmente difícil, manter a atitude de “mais uma [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>