Dor nas Costas

Acho que todo mundo que trabalha em frente a um computador ja teve dor nas costas. Para quem gosta de acampar a dor nas costas é a diferença entre um bom passeio ou uma tortura.

Horas com mochila nas costas geralmente não lhe da dor nas costas apesar doque a maioria pensa. Uma boa mochila cargueira distribue muito bem o peso. Mochilas de tamanho errado para seu físico, sobrecarregadas ou de modelos mal projetados podem acabar com suas costas.

Up,up, up we go
Creative Commons License photo credit: Immagina

Quais as causas da Dor nas Costas?

Acho que 90% da causa de dor nas costas é devido a músculos fracos ou falta de proporção entre força de seus músculos posteriores e anteriores.

A vida moderna nos faz ficar muito tempo sentados no trabalho, depois vendo TV e geralmente não na melhor posição possível.

Muita gente também que pratica esportes ou faz musculação, acaba treinando so um lado do corpo(o lado que elas olham no espelho ou seja a frente) ou apenas partes. A coisa mais comun em academia é gente com biceps enormes e pernas fracas, costas sem musculos mas em compensação peitoral desenvolvido.

Também muitas vezes preferimos atribuir a dor a idade, frio, machucado antigo, é bem mais fácil doque treinar e ir se exercitar não?

Oque se pode fazer para curar dor nas costas?

Alongamento e fortalecimento dos músculos das costas e posteriores são um bom começo.

Sempre alongue antes de caminhada, sempre alongue-se logo de manha cedo ao acordar. Alongamentos são fáceis de fazer e não requer nenhum equipamento. O bom alongamento não é feito com força até sentir o músculo doer, você deve sentir apenas um leve desconforto do músculo sendo estendido, deve-se manter a posição por 30 segundos e soltar.

Alguns alongamentos para se fazer antes de caminhar e todo dia ao acordar:

Este ao lado é o mais simples e você deve faze-lo durante todo o dia se possível, mantenha a posição por 10 segundos, repita de 3 a 5 vezes.

Um tanto mais dificil que o anterior este acima é feito na posição de “lunge”. Mesma recomendação de se fazer ele de 3 a 5 vezes.

Procure executar este em uma superficie macia como carpete, gramado mas nunca em algo muito fofo como colchão da cama.

Existem outros alongamentos para se diminuir a dor nas costas além de exercicios de fortalecimento das costas que irei descever em um próximo artigo. Mas basicamente você deve estar atento a postura e sempre procurar fortalecer seu corpo para aguentar a aventura e também o dia-a-dia.

Muitos dos aventureiros de final de semana acham que treinar para acampar ou fazer travessia é so andar de bike na academia ou ficar 3 dias sem se mover muito para “poupar energias”. Mas o preparo físico não so é para aventura é para sua vida cotidiana, melhor disposição, menos dores.

Preparo físico para trekking e aventura também não é so pernas.

About Carlos Henrique

Engenheiro Civil e administrador de redes, nascido interior de São Paulo. Um grande fã das montanhas

Carlos Henrique

Engenheiro Civil e administrador de redes, nascido interior de São Paulo. Um grande fã das montanhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>